top of page

RAMIFICADOS

Bom, agora que já vimos os tipos de hidrocarbonetos simples sem ramificações, vamos ver os ramificados.

A análise começa com a identificação da cadeia principal e, a partir daí, poderemos fazer a contagem dela.

Este é um exemplo de hidrocarboneto ramificado. A cadeia principal é aquela que apresenta o maior número de carbonos consecutivos e com mais ligações, sejam elas simples, duplas ou triplas.

Podemos visualizar na figura a cadeia principal já detectada. Antes de nomear a cadeia carbônica, é necessário numerar os carbonos. A numeração deve ser feita para identificar a posição dos carbonos. Cuidado! Inicie a contagem pela extremidade onde o radical está mais perto do carbono da ponta. Veja na figura.

O próximo passo é saber os sufixos de cada tipo de radical, que dependendo da quantidade de carbonos da cadeia, terá um nome diferente. Segue a tabela abaixo.

Na cadeia exemplificada, possuem 5 carbonos, portanto, seu prefixo será “pent”. Não há ligações duplas ou triplas, apenas simples, então o infixo será “ano”, ficando “pentano” o nome da cadeia principal.

Após essa análise, veremos os tipos de radicais que podem ser encontrados.

No caso da cadeia utilizada para exemplo, é possível ver que há duas ligações com radicais de um carbono, ou seja, dois radicais “metil”. Com a numeração da cadeia, podemos escrever o nome

completo para detectar onde o radical está. Os radicais estão nos carbonos de número 2 e 3. Então o nome do hidrocarboneto ficará 2,3-dimetilpentano.

Observação: o “di” antes de “metil” segue para os dois radicais que são iguais.

Este é outro exemplo de hidrocarboneto ramificado. Porém, possui duas ligações duplas, ou seja, é um Alcadieno.

* Depois de achar a cadeia principal e numerá-la, agora vamos nomeá-la. Esta cadeia possui quarto carbonos, portanto é chamada de “but”.

* Ela possui duas ligações duplas, então o sufixo “eno” será colocado, e “di” porque representa as duas ligações que estão nos carbonos de número 1 e 3.

* Após nomear a cadeia, precisamos ver qual é o tipo de radical que está nela. Neste caso é o “metil” e está no radical de número 2.

* Então o nome da cadeia será: 2-metil-1,3-butadieno.

Este outro exemplo é um Alcino, ou seja, possui uma ligação tripla.

* Tendo a cadeia numerada a partir do radical mais perto da extremidade, podemos nomeá-la. Ela possui 5 carbonos, então é chamada de “pent”.

* A cadeia tem apenas uma ligação tripla, localizada no carbono de número 3, então terá o sufixo “ino”.

* Possui um radical “metil” no carbono de número 2.

* O nome completo desta cadeia carbônica será: 2-metil-pent-3-ino.


Outros hidrocarbonetos
bottom of page