CICLOALCANOS E CICLOALCENOS
CICLOALCANOS: São hidrocarbonetos cíclicos que possuem apenas ligações simples entre seus carbonos.
Podem ser chamados de cicloparafinas, pois são encontrados em parafinas, ou hidrocarbonetos naftênicos, pois são encontrados no petróleo a base de naftênica.
Os cicloalcanos que possuem de 3 a 5 carbonos, são razoavelmente reativos. Porém, os que possuem mais que 5 carbonos são bastante estáveis.
Sua nomenclatura é bem parecida com a dos Alcanos, porém é colocado a palavra "ciclo" no início, por exemplo: Propano fica Ciclopropano. Então, a nomenclatura fica: Ciclo-> Quantidade de Carbonos-> "an"-> "o".
Já a nomenclatura dos Cicloalcanos Ramificados tem que citar no início a ramificação. Se houver mais de uma ramificação, enumera-se a cadeia lembrando que é preciso partir da ramificação baseando-se na ordem alfabética e de modo que as ramificações sejam citadas com os menores números possíveis, por exemplo: 1,2-dimetilciclopropano.
CICLOALCENOS:
São hidrocarbonetos cíclicos insaturados por uma dupla ligação.
Podem ser chamados de Cicloalquenos, Ciclenos ou Ciclolefinas.
Para estabelecer sua nomenclatura, seguem-se as mesmas regras utilizadas para os Cicloalcanos, ou seja, se coloca a palavra "ciclo" no início, por exemplo Ciclopropeno, e se ele for ramificado, precisa colocar a ramificação no início.