ALQUINOS OU ALCINOS
Os alcinos são hidrocarbonetos que possuem tripla ligação entre átomos de carbono. Esses hidrocarbonetos são definidos pelas seguintes características: cadeia carbônica acíclica, homogênea, insaturada com uma tripla ligação única entre átomos de carbono.
Alcinos têm grande instabilidade e alta reatividade: são ávidos por reações de adição (geralmente com um ácido ou halogênio) tendendo a formar ligações saturadas.
A fórmula geral dos Alcinos é CnH2n-2.
Os alcinos recebem a nomenclatura levando em consideração o número de carbonos da molécula, assim como nos alcenos e alcanos:
Para os Alcinos de fórmula C2H2, C3H4 e C4H6 atribuem-se as nomenclaturas: Etino, Propino e Butino, respectivamente.
Para os Alcinos cujo número de carbonos é 5 ou maior, prevalecem os prefixos comuns a eles, sem nenhuma denominação específica:
Os radicais dos Alcinos são formados pela presença de um ou mais elétrons livres. Recebem a terminação -inil no lugar de –ino:
Exemplos:
Passos para a nomenclatura:
1. A maior cadeia é composta por 5 átomos de Carbono (tanto a cadeia reta com o CH3 da direita, como a cadeia que engloba o CH3 da parte de baixo), e deve ser numerada da esquerda para a direita, de modo que a ligação tripla fique com o segundo Carbono;
2. Como apresenta apenas um radical metil no Carbono de número 4: 4-metil.
3. 4-metilpent-2-ino ou 4-metil-2-pentino.