Ao caminhar pelo Jardim Botânico, nos deparamos com diversas espécies de plantas e animais. Aqui vão alguns mais interessantes para a matéria de geografia:
Uma espécie em extinção...
Grumixama
A grumixama Eugenia brasiliens é uma planta típica da Mata Atlântica. Seu nome científico é Myrtaceae Brasil, tem aproximadamente 15m de altura e é considerada rara hoje em dia. Seus frutos atraem aves e ela é altamente resistente à variação climática. (Vive em variados climas, desde o sul da Bahia -tropical e semi-árido- até Santa Catarina -subtropical-).

Um cacto gigante...
As plantas xerofitas se caracterizam por apresentarem modificações estruturais que ajudam essas espécies vegetais a sobreviverem nas condições climáticas mais complicadas que são os climas quentes e secos, que muitas vezes não possui a quantidade de água ideal para o cultivo de uma planta. Para isso, as plantas xerófitas necessitam desenvolver mecanismos que fizessem com que elas suportassem essas condições e assim conseguissem sobreviver. Entre os mecanismos e adaptações morfológicas desenvolvidas pelas espécies xerofitas podemos citar: caules e raízes que possuem capacidade de armazenar água para as necessidades da planta, folhas de tamanho pequeno e que são cerosas (cobertura que parece cera) e muitas são do tipo que possuem espinhos, que fazem com que a evaporação da água se torne menor e raízes que crescem muito e adentram ao solo para alcançar os lençóis de água subterrâneos.
Xerófita

Algumas espécies da Mata Atlântica...
Por dentro da Estufa temos várias espécies da Mata Atlântica. Citarei 3, sendo elas: Bromélia, Samambaia e Vitória Regia.
As Bromélias são geralmente conhecidas por seu nome popular, porém, seu nome científico é Nidularium (a da foto ao lado). As bromélias família pertencente à família Bromeliaceae, as quais são todas nativas das regiões tropicais e subtropicais úmidas do Brasil.
Samambaias:
-
Nome Científico: Nephrolepis exaltata
-
Nomes Populares: Samambaia-americana, Lâmina-de-espada, Samambaia-de-boston, Samambaia-espada
-
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
-
Origem: África, América Central, América do Norte, América do Sul, Ásia, Indonésia
Flor de Lótus:
-
Nome Científico: Aechmea fasciata
-
Nomes Populares: Aequimea, Bromélia-aequimea, Vaso-prateado
-
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
-
Origem: América do Sul, Brasil



Espécies acicufoliadas...
Araucária
Aqui no Brasil é mais conhecida como Pinheiro-do-Paraná, mas seu nome científico é Araucaria angustifolia.
Sua origem é no Brasil e suporta os climas subtropical e temperado.
Na foto da esquerda temos outro tipo de Araucária, visivelmente diferente, pois ela é mais cheia, enquanto a outra só apresenta galhos na copa.
Ambas são acícufoliadas e coníferas.

